domingo, 14 de setembro de 2014



AS TRANSFORMAÇÕES DO SÉCULO XXI.
A FAMÍLIA


Cartas foram substituídas por e-mail, discos por CDs, máquinas de escrever por computadores, e sem que pudéssemos impedir, a sociedade evoluiu e mudou em quase todas as áreas, inclusive a familiar. Quem não se lembra da típica cena da figura da mãe aguardando o esposo chegar do trabalho com mesa pronta e filhos dormindo na cama? E agora quantos lares você conhece que são assim? É fato que as famílias mudaram, resta saber se isso é bom ou não.

As mudanças e transformações na sociedade acabaram por refletir nos relacionamentos de forma geral, inclusive no casamento. Acredito que as mães eram mais presentes na rotina dos filhos e com a ida da mulher para o mercado de trabalho acabaram por se distanciar da rotina dos filhos. “Antigamente as mães ensinavam, cobravam e corrigia com mais frequência, atualmente os pais trabalham fora de casa, e o cuidado dos filhos está terceirizado com creches, escolas e outros profissionais”.

Outro ponto que fomenta a mudança dentro do lar é a presença da tecnologia. A era digital acabou por alterar hábitos da comunicação dentro da família. Se por um lado a internet rompe barreiras da comunicação e permite a interação com pessoas de partes distintas do país e do mundo, por outro ela quebra diálogos rotineiros. Filhos que antes sentavam à mesa com os pais, hoje preferem a internet e o “bate-papo” de amigos. Ao mesmo tempo, a modernidade trouxe algumas quebras de paradigmas, assuntos que antes eram tabus passaram a ser mais discutidos a estrutura familiar é um ponto a se discutir . A casa que antes era nuclear (pai, mãe e filhos), deu lugar a novos arranjos como pai e filhos, mãe e filhos, entre outros tipos de formações. Além de casais que tiveram “recasamentos” e levaram para a nova relação filhos do primeiro matrimônio. Crianças de diferentes relações passam a conviver como irmãos na nova família.

E as mudanças não param por ai, a sociedade vive em torno do “ter” e não do “ser”, como acontecia em outros tempos. Por isso, valores como educação, gentileza, cooperativismo, integridade, entre outros, ficaram “fora de moda”. As mudanças nos valores alteraram a relação entre as pessoas. “Os ideais que hoje são seguidos trazem prejuízos aos relacionamentos, não só na família, mas também em outros âmbitos da sociedade”


Nenhum comentário:

Postar um comentário