sábado, 21 de setembro de 2013



A entrada de Jesus em Jerusalém marca o início de Sua paixão. O povo, repetindo o acompanhar os caminhos do Mestre que tantas vezes fizeram, correu a colocar tapetes e a arrancar ramos com os quais O saudavam pelo caminho: “Hosana, bendito o que vem em nome do Senhor!” (Mc 11, 9b)

Em hebraico, a palavra hosana significa “por favor, salve-nos!” Era isso que aquele povo sofrido gritava à passagem de Jesus, montado em um simples jumento. O povo que pedia por sua salvação, reconhecia definitivamente naquele homem que passava o Salvador tão esperado, aquele que poderia libertá-lo do sofrimento e do jugo dos dominadores.

O Domingo de Ramos, que dá início às celebrações da Semana Santa, nos convida a saudar Jesus que chega para abraçar conosco nossas cruzes. De que desejamos que Ele hoje nos salve? Quais as dores que queremos colocar aos Seus pés?

A cruz de Jesus une definitivamente o velho ao novo: o povo que vê naquele homem a possibilidade de salvação será o depositário do mistério da ressurreição, da vida que supera a morte. Somente pela cruz iremos alcançar a salvação: abraçando as nossas próprias cruzes, vivendo incondicionalmente a vida a que somos chamados, tornando novas todas as nossas afeições, transformando-as pelo olhar misericordioso do homem que segue seu caminho montado em um jumento, rumo à Jerusalém, onde tudo irá se cumprir.

Hosana, Jesus! Por favor, salve-nos, Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário